Mercado cada vez mais digital – Mundo pós pandemia

Mudanças no mercado

Com o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus, o mundo soube que mudanças no estilo de vida da humanidade estavam por vir. O mundo estava há alguns passos de se tornar ainda mais digital.

A partir de 2020 o mercado começou a sofrer rápidas transformações para se adaptar às mudanças provocadas pelo novo vírus e garantir seus lucros e sobrevivência.

Mercado mais digital

Com as pessoas em casa, os decretos de isolamento e o fechamento temporário de alguns tipos de comércio, a transformação digital sofreu uma aceleração.

Só nos primeiros três meses de 2021, houve um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando os primeiros casos do novo vírus começaram a surgir no Brasil. 

As vendas off-line foram substituídas pelas vendas virtuais. Muitas empresas continuaram com suas sedes físicas, mas começaram a oferecer a opção de venda online. 

Houve também o caso das empresas que migraram para o online e decidiram que era melhor ficar apenas no meio virtual e fechar suas lojas físicas.

Mas, essa adaptação não veio para todos. Muitos negócios sofreram as piores consequências em não se adaptar e tiveram que fechar suas portas. Só em 2020 foram mais de 1,044 de empresas que tiveram suas portas fechadas. 

E claro, houve empresas que nasceram adaptadas. Foram abertas já com o pensamento em fazer parte do mercado digital. De acordo com um estudo divulgado pela CNN Brasil, o número de negócios que foram abertos superou o número de negócios fechados e isso nos mostra que não é preciso a calmaria para começar do zero, basta inovar e estar adaptado ao contexto.

Digital x Off-line

Como as transformações vieram de uma forma rápida, algumas perguntas vêm rondando a mente das pessoas, como por exemplo: e depois da pandemia, o que vai acontecer? Essas transformações vão permanecer? Qual o futuro do mercado offline?

Algumas dessas questões podem ser difíceis de afirmar com total certeza, afinal, há 2 anos atrás, ninguém esperava que um fenômeno biológico seria a causa de tamanha aceleração do digital. 

Mas, o que se pode ter certeza é que o mercado nunca mais será o mesmo de antes. Afinal, o público consumidor tem gostado dessas transformações, realizar uma compra sem sair de casa, fazer pesquisas de preço, referência, no conforto do seu lar. 

Os consumidores estão tendo expectativas cada vez maiores em relação às marcas e ao processo de compra e isso é graças ao comércio digital. 

Provadores online, promoções, frete grátis, cupons de desconto, entre outros. A lista de vantagens que as marcas estão oferecendo para chamar a atenção do público é grande e isso faz com que os consumidores gostem cada vez mais do mercado digital. 

Por isso, será um desafio para as empresas que querem permanecer no mercado off-line, gerar atrativos para os consumidores. 

Alguns pesquisadores acreditam que isso só será possível graças à tecnologia, ou seja, vai existir um ponto físico mas a empresa nunca mais será totalmente off-line. 

Um exemplo disso são os comércios que possuem pontos de retirada, que vêm se tornando cada vez mais populares. O consumidor realiza sua compra online, mas precisa ir até a loja física para retirar seu produto. 

Outra tendência apontada pelos especialistas, é de que nos próximos anos, haverá menos pessoas realizando o atendimento ao público nas unidades físicas. O consumidor se tornará cada vez mais independente na hora de fazer uma compra e isso tudo graças à tecnologia. 

Se pararmos para pensar, todas essas mudanças de comportamento e transformação digital já foram citadas pelos especialistas anteriormente, mas eram vistas como algo de um futuro muito distante. 

Diante das mudanças ocasionadas pela pandemia, o empreendedor mais do que nunca, tem a certeza de que é preciso estar aberto às transformações e ir se adaptando ao meio. Oferecer seus serviços e produtos de forma competitiva e atual para permanecer no mercado. 

Sua empresa está preparada para tudo isso?

Você já possui presença digital? 

Nosso time Criasol, está pronto para te ajudar a passar por essas transformações do mercado, da melhor maneira possível. 

Somos especialistas em criar sites, desenvolvimento de marca, desenvolvimento de softwares, tudo para tornar a transformação digital do seu negócio mais rápida e eficiente. 

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Estamos prontos para encontrar a solução certa para o seu negócio. 

Comentários