O que observar na hora de criar um site

Você já identificou as mudanças do mercado e dos seus consumidores com o avanço da internet, e percebeu a necessidade do seu negócio fazer parte dessa mudança também? 

Ter um site é uma forma de se aproximar dos seus clientes, atrair leads e transformá-los em novos clientes. 

Existem vários fatores que vão determinar o sucesso do seu site. E para isso, é preciso ter em mente que desenvolver um site que gera resultados para sua empresa, demanda a criação de um objetivo, identificação de suas “buyer personas” (perfil do seu comprador), adoção de estratégias focadas em conversão de leads, realização de testes e adaptações constantes. 

Confira algumas dicas do que observar na hora de criar seu site profissional e inserir sua empresa de vez na rede. 

Saiba seus objetivos

O primeiro passo para criar o seu site é identificar qual o real objetivo que você deseja alcançar com sua página, se é realizar vendas por meio de uma loja virtual, expor seus produtos através de uma vitrine virtual ou disponibilizar as informações sobre seu negócio em um site institucional. 

Cada um desses sites demandam uma abordagem com características específicas, por isso é preciso ter seus objetivos bem definidos. Dessa forma, é possível definir quais as funcionalidades, as formas de retenção da atenção do visitante e recursos necessários que a página deve possuir.  

Conheça seu público

O próximo passo é identificar quem são os usuários do site da sua empresa. Essa identificação facilita na hora de escolher a melhor forma de abordagem e entender qual a melhor linguagem para utilizar em seu conteúdo. 

Criar uma buyer persona para o seu negócio é uma forma de entender quem são seus usuários. Uma persona é o seu cliente ideal, é criada com base nas informações que você tem sobre seus clientes e é uma forma mais detalhada e mais descritiva do seu público alvo.

Saber quem são as pessoas que utilizam sua página facilita descobrir os interesses do seu público, qual a melhor forma de realizar a comunicação com ele e quais as informações que precisam estar presentes em seu site profissional

Adote estratégias SEO

Com o seu objetivo e sua persona bem definidos, é hora de adotar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), para que o seu site apresente bons resultados.

Utilizar essas estratégias é uma forma de otimizar seu site para o Google e outros buscadores, ou seja, fazer com que seu site seja visto de maneira positiva pelos mecanismos de busca, tornando-o um dos primeiros resultados de pesquisa. 

Com o seu site bem rankeado na pesquisa do Google, mais pessoas chegam até sua página. 

Algumas estratégias SEO são, o uso de palavras chaves, escolha de boas URLs, uso de links que direcionam para outras partes do site, carregamento rápido, tamanho dos textos, entre outras ações que otimizam seu site diante do Google e trazem uma boa experiência para seus usuários. 

Disponibilize conteúdo

Agora que você consegue levar pessoas até o seu site, o próximo passo é reter atenção delas e convertê-las em cliente. Uma forma de fazer isso, é criar um conteúdo atrativo para seus visitantes. 

Esse é um dos caminhos do Inbound Marketing, uma estratégia de marketing que busca justamente atrair mais usuários para o seu site e transformá-los em clientes de forma espontânea. 

Essa estratégia busca despertar o interesse das pessoas por meio de informações úteis, disponibilizadas gratuitamente. 

Os leitores desse conteúdo criam uma identificação com a empresa, e assim, quando precisarem de algum serviço prestado por ela, lembrarão dessa marca, pois ela transmitiu uma informação útil. 

Por exemplo, você tem uma oficina mecânica e cria um site para seu negócio. No site, você disponibiliza um conteúdo com dicas para conservação e bom funcionamento de carros. 

Alguém busca pela seguinte informação no Google “Com que frequência devo trocar o óleo do meu carro?” e o seu site possui um texto com essas mesmas palavras, e além disso, ele atende outras estratégias que fazem com que seu conteúdo seja relevante para o Google e seus usuários, então ele aparece nos primeiros resultados da pesquisas realizada. 

A pessoa que buscou a informação, entra no seu site, esclarece sua dúvida, dá uma olhada em outros conteúdos que você disponibiliza e assim, passa a conhecer sua marca.

A partir daí sua marca se torna uma opção para esse usuário na hora em que ele precisar realizar a troca do óleo do seu carro.

Legal né? Dessa forma os dois lados saem ganhando.

Conheça seus concorrentes

Na hora de desenvolver seu site, não deixe de visitar as páginas dos seus concorrentes e buscar por referências. Identifique aspectos que você gostaria de ter no seu site e faça pesquisas a respeito, para saber se eles são relevantes para sua página. 

Tenha uma rede social associada ao seu site

Caso ainda não tenha, crie um perfil nas redes sociais e o disponibilize em sua página. Ter um perfil nas redes sociais associados ao seu site é uma forma de mostrar como sua marca está preocupada e disponível para seu público. 

Um perfil profissional que realiza postagens constantemente, é mais uma opção para estabelecer uma comunicação com seus consumidores e tornar sua marca mais visível para o público. 

Muitas empresas acreditam que possuir apenas perfis em redes sociais já é o suficiente, mas o ideal, é que seu perfil possua um link que redirecione seu público para o seu site. 

É uma forma de passar mais autoridade e gerar mais confiança para os consumidores.

Não abandone seu site

Com o seu site finalizado, é preciso realizar atualizações constantes e movimentá-lo através da criação e disponibilização de conteúdo.

Um site abandonado pode causar experiências ruins a um usuário que busca por informações sobre o seu negócio. 

Proporcionar a sensação de abandono, em alguns casos, pode levar o usuário a achar que sua empresa não está mais em funcionamento, o que pode prejudicar suas vendas. 

Além disso, um site parado, dificulta que um usuário encontre sua página, pois sua falta de movimentação prejudica o seu posicionamento nos mecanismos de busca. 

Criar um site de sucesso para o seu negócio demandará boas estratégias e ações, por isso, na hora de criar o seu, procure quem conhece do assunto. Entre em contato conosco, conte-nos seus objetivos, esclareça suas dúvidas e vamos fazer juntos o seu site acontecer.

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