Por que ter um blog profissional?

CONFIRA 4 VANTAGENS QUE VÃO TE CONVENCER A CRIAR UM BLOG PARA SUA EMPRESA.

Alguma vez você já buscou por uma informação no Google, clicou no link do resultado da pesquisa e quando viu, foi direcionado para o blog de uma empresa que tinha como conteúdo exatamente o que você procurava?

Isso tem se tornado cada vez mais comum. As empresas passaram a produzir conteúdo e fornecê-lo para o público através de um blog. 

Mas, você sabe qual a importância de ter um blog para um negócio hoje em dia? E quais as vantagens que sua empresa poderia obter ao criar seu próprio blog e fornecer conteúdo? Afinal, como falamos anteriormente, essa prática se torna cada vez mais recorrente entre as empresas.

Continue acompanhando esse texto e vamos esclarecer essas dúvidas e fornecer outras informações que mostram porque você deve criar um blog profissional para sua empresa. 

O que é um blog?

Um blog é uma página online constantemente atualizada, que fornece algum tipo de conteúdo e pode abordar diversos assuntos. Pode ser uma página integrada à um site, a forma mais utilizada pelas empresas, ou pode ser um site separado, exclusivamente para isso.

No caso de um blog pessoal é comum encontrar conteúdos que informam e mostram opiniões sobre lugares, compras, viagens, entre outros assuntos. Esse tipo de blog pode possuir vários temas ou ter apenas um em específico. 

Quando se trata de um blog empresarial, os temas mais recomendados são aqueles relacionados ao tipo de negócio da empresa, seus produtos e serviços. Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode oferecer em seu site um blog que oferece como conteúdo dicas de beleza, maneiras de utilizar produtos, entre muitos outros assuntos que se encaixam em seu ramo de negócios. 

Vantagens de ter um blog para sua empresa

É claro que ter um site é imprescindível atualmente, mas mais do que possuir um bom site é preciso adotar estratégias para se destacar em meio a tanta competitividade. 

Pensando nisso, as empresas investem cada vez mais em produzir e fornecer conteúdo, e ter um blog é uma das formas de fazer isso acontecer. 

Abaixo listamos algumas vantagens que um blog profissional pode oferecer para sua empresa e que mostram porque essa estratégia tem sido tão utilizada atualmente. 

1. Otimização do seu site 

Ter um blog com um bom conteúdo, postagens frequentes e associado a estratégias SEO ajuda a fazer com que seu site seja visto pelo Google e fique bem posicionado nos mecanismos de busca.

Dessa forma, quando alguém realizar alguma pesquisa relacionada à um assunto que você disponibilizou em seu blog, as chances de aparecer sua página se tornam muito maiores.

2.  Aproximação com o público

Ao criar um blog profissional e fornecer conteúdo que seu público alvo precisa ou gostaria de ter acesso, é possível criar uma relação mais próxima com as pessoas.

Se seu conteúdo for útil e de qualidade, quem o acessar criará um vínculo e uma memória relacionada à sua empresa, além disso, terá mais confiança no que você oferece. 

3. Atração de novos clientes

Ser bem rankeado no Google, somado a confiança que as pessoas criam após associarem sua marca a um conteúdo útil e de qualidade, significa uma coisa, novos clientes.

Com a produção de conteúdo de qualidade e interessante disponível em sua página, o tráfego de pessoas em seu site aumenta, e se o número de pessoas acessando sua página cresce, as chances de conquistar novos clientes também aumentam. 

Dessa forma, as pessoas vão de forma espontânea até seu site, apenas pelo interesse no conteúdo disponibilizado, o que não demanda investimento em anúncios pagos, é o chamado tráfego orgânico.

4. Entender as dores do seu cliente

Através do seu próprio blog profissional, é possível ter acesso à informações como, quais posts são os mais lidos, quais geram menos interesse e quais fazem as pessoas permanecerem mais e menos tempo em sua página. 

Dessa forma, é possível compreender quais são as maiores dúvidas, dificuldades e interesse do seu público em relação aos assuntos relacionados ao mercado da sua empresa. 

Com essas informações você pode criar estratégias voltadas para solucionar essas dores e continuar no caminho que tem gerado interesse, e assim, conquistar cada vez mais clientes e fidelizar aqueles que já compraram e utilizaram seu serviço. 

Ainda tem alguma dúvida sobre as vantagens que um blog profissional pode oferecer para o seu negócio? Entre em contato com a gente! Te ajudamos a solucionar suas dúvidas e a colocar seu blog em ação!