Tipos de conteúdo para blog

Existem uma série de formatos de conteúdos que podem ser disponibilizados em seu blog. Cada um desses formatos possui características diferentes e que podem atrair mais leads.  

Pensando nisso listamos neste post alguns desses formatos, para você diversificar seus conteúdos e conquistar cada vez mais o seu público. Confira quais são esses formatos e suas vantagens na hora de atrair a atenção dos seus usuários. 

Oferecer um blog com conteúdo de qualidade é uma maneira de atrair novos leads para seu negócio de maneira orgânica, ou seja, sem envolver anúncios diretos dos seus produtos. Além disso, existem outras vantagens para criar o seu blog, se ainda está em dúvida, confira aqui quais são elas e a importância de ter um blog para o seu site. 

Conteúdos sazonais

Os conteúdos sazonais são aqueles ocorrem em temporadas, apenas em determinadas épocas do ano. Um exemplo são as festas de fim de ano, como natal e ano novo. 

Integrar assuntos relacionados à essas épocas, com o que você aborda em seu blog, é uma forma de acompanhar seu público e estar mais próximo dele.  

Por exemplo, você possui uma loja que possui um blog em sobre temas relacionados à roupas. Você pode produzir conteúdos a respeito de tendências para a época do ano, dicas de roupas para utilizar em festas durante as datas comemorativas e assim por diante. 

Notícias

Incluir no seu blog posts sobre notícias atuais, que fazem parte do seu ramo de negócio, é uma forma de levar novidades para seu público e mostrar que sua empresa está sempre atualizada. 

Uma empresa que está atenta às novidades do seu mercado, ao que tem de mais atual em relação a seu produto ou serviço e que compartilha isso com seus clientes está um passo à frente dos seus concorrentes. 

E-books

Um E-book possui um conteúdo mais rico em relação a um determinado assunto, ou seja, com mais informações e mais explicações. 

Esse tipo de conteúdo é utilizado para ajudar o público a entender mais sobre um assunto e a esclarecer dúvidas, pois aborda o tema de forma mais aprofundada.

Listas

Fazer um conteúdo através de listas, facilita a leitura do usuário, tornando-a mais corrente. Os tópicos listados ajudam o leitor a ter mais controle do que está lendo, e além disso, ele pode ir diretamente para a parte da lista em que tem mais interesse. 

Este texto é um exemplo desse método, os estilo e formatos para a criação do conteúdo estão em forma de lista. 

Infográficos 

Utilizar imagens junto com os textos é uma forma de fazer com que a informação fique mais atraente para o leitor.   

Pesquisas mostram que as pessoas respondem melhor a informações com conteúdo visual do que apenas a textos. As informações que possuem imagens permanecem por mais tempo na memória dos leitores e geram mais compartilhamento entre as pessoas. 

Por isso, infográficos são cada vez mais utilizados, associando imagens com pequenos textos, esse tipo de conteúdo chama mais a atenção do leitor e possibilita um maior número de compartilhamentos do conteúdo.

Confira aqui um exemplo desse tipo de post.

Cases

Um case é um estudo de caso, um exemplo de um negócio de sucesso, seja ele realizado por sua empresa ou não.

Compartilhar um case que aconteceu na própria empresa, é uma forma de atrair a atenção e levantar uma impressão positiva sobre seu negócio. Nos casos em que são expostas situações de outras empresas, você mostra ao seu público que está antenado às inovações e ideias de sucesso. 

Tutoriais

Uma forma de auxiliar o seu público é oferecer um passo a passo sobre uso de produtos. Você pode além de criar posts em que ensina como utilizá-los, informar como manter o produto bem conservado. 

Por exemplo, uma marca que vende produtos que precisam ser montados, pode colocar um passo a passo para facilitar a montagem que seu cliente irá fazer em casa, pode ser feito por meio de fotos, vídeos ou gifs. 

E aí, gostou de em algum conteúdo em específico? Qual deles você utiliza com mais frequência?

Esses são só alguns tipos de conteúdo que listamos para você se inspirar e diversificar na hora de criar seus posts. Escolha aquele que mais combina com seu público e com o tema que você quer abordar.

Existem várias possibilidades, então faça testes, analise quais são os mais populares e trazem mais resultados satisfatórios para sua página. 

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